Audiovisual
O profissional trabalha em todos os meios de comunicação audiovisual e radiofônicos: produtoras de cinema e vídeo, emissoras de rádio e TV e empresas que desenvolvem sites e conteúdo para celular. Pode trabalhar na produção, direção, edição e apresentação. Por outro lado, o cineasta produz filmes e vídeos de curta ou longa-metragem, sejam eles de autor, publicitários ou institucionais, sejam documentários ou educativos. Pode desenvolver roteiros e cuidar da iluminação, fotografia, edição ou sonorização, além da direção.
 
Jornalismo
O jornalista é o profissional da notícia. Ele investiga e divulga fatos e informações de interesse público, redige e edita reportagens, entrevistas e artigos, adaptando o tamanho, a abordagem e a linguagem dos textos ao veículo e ao público a que se destinam. Ele precisa dominar, também, os softwares de edição de textos e de imagens.
 
Edição
O profissional coordena a edição de livros, revistas, catálogos, folhetos, websites, CDs-ROM e produtos interativos. Com visão ampla do negócio, é ele quem seleciona os títulos a ser publicados e define com o autor o conteúdo e a forma da obra. O produtor editorial é quem determina o tipo e o tamanho das letras, o papel e as cores, a paginação e as fotos ou ilustrações. Ele estabelece a tiragem, a periodicidade, a época de lançamento e a distribuição da publicação.
 
Publicidade
O publicitário atua na elaboração de estratégias e inovações na área de comunicação, visando a obter melhoramentos na relação de empresas e instituições com a sociedade. Para isso, pesquisa o perfil do público-alvo, levantando dados como idade, condição socioeconômica, escolaridade, costumes e hábitos de consumo. Pode trabalhar com a arte da peça publicitária, na pesquisa para com o consumidor, na criação de textos e campanhas e em marketing.
 
Relações Públicas
O bacharel executa a estratégia de comunicação de uma empresa, instituição ou órgão público. Para isso, transmite informações e orientações sobre seus valores, objetivos, ações, produtos e serviços para os funcionários, clientes, consumidores, fornecedores, o governo e a comunidade. Planeja e desenvolve programas e instrumentos para a comunicação organizacional interna e externa. É ele quem elabora e divulga boletins internos e externos, cria programas de integração com a comunidade e organiza atividades promocionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *